Cuchillo, cuchara y tenedor: mais uma amizade que nasce na cozinha
- Desirée Freitas
- 21 de jul. de 2022
- 2 min de leitura
Nessa semana cheguei na Colômbia e minha primeira parada está sendo Medellín, uma cidade modernizada, cheia de chuvas e visitantes. Uma delas, Isabel, uma jovem venezuelana vivendo na cidade com parte da família há quase um ano.
Eu estava em um hostel cheio de europeus e já sentindo falta de um pouco de conexão com as pessoas daqui e, em uma tarde, quando estava de saída com meu computador para trabalhar de algum café, Medellúvia – meu apelido carinhoso pra cidade que, do nada, vai receber alguma chuva quase todos os dias – me segurou e me apresentou Isabel, a recepcionista do restaurante ao lado que estava em seu horário de folga, também fugindo da chuva.
Começamos a conversar, contei um pouco dos meus planos, e ela, da sua história vindo da Venezuela e saudosa da sua cultura. Então, falei sobre as arepas – algo como um pão, típico da região – que havia comprado outro dia e que não fazia ideia de como preparar. Entusiasmada, me convidou a cozinharmos, disse que me ensinaria e faria um pouco diferente: um mix de arepas Medollanas (de Medellín), mais finas, mas com recheio, como costumava comer no seu país.
‘Perfecto!’, eu disse. Finalmente estava me sentindo presente na Colômbia. Estava entendo um pouco sobre quem são essas que vivem aqui. Estava ouvindo histórias de vida. E ouvi de um jeito tão sincero e sucinto que achei até bonita a forma como Isabel descreveu sua realidade antes de chegar neste país:
“A gente só percebe as coisas que não tem quando sai de lá”.
O preparo foi mais uma aula de várias coisas.
Incluindo de língua espanhola:
‘Como se dice esto?’ ‘Cuchillo, cuchara y tenedor’, apontou ela pros talheres.
‘Ok, vou escrever um texto sobre isso.’
A arepa colombiana-venezuelana ficou uma delícia. Isabel ficou ainda mais feliz que eu, por ter podido compartilhar de algo seu e ver que eu havia gostado tanto.
Enfim, havia chegado.

Escrito em 03/07/2022.
Ouça Movimiento, de Jorge Drexler, para acompanhar.
Comentários